Foto: Guilherme Brum/PMSM
A Calourada de Santa Maria já tem data para ocorrer no primeiro semestre de 2026. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Diário, o evento será realizado nos dias 2 e 3 de março, mantendo o formato de entrada exclusiva para estudantes de Ensino Superior. A organização repete o modelo operacional que encerrou a edição de 2025 sem o registro de intercorrências. Já o local continua sendo a Gare da Viação Férrea.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A realização do evento é uma parceria conjunta entre a Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a prefeitura. A abertura dos portões será às 18h, com o encerramento da permissão de entrada às 23h. O término das atividades deve ocorrer à meia-noite.
O modelo de exclusividade para estudantes universitários foi mantido após a avaliação positiva da segurança nas últimas edições, visando garantir um ambiente controlado para a recepção dos calouros. Na última edição, em agosto de 2025, o evento encerrou com um balanço positivo na área da segurança, mas com um público menor em comparação a edições anteriores. Segundo dados divulgados pela prefeitura de Santa Maria, o evento transcorreu sem o registro de ocorrências policiais nos dois dias de festa exclusivas à estudantes.
Com o modelo de sucesso e menos dor de cabeça para a organização e equipes de segurança, os dias dedicados aos estudantes deve ser uma novidade na primeira edição do ano já que na mesma data do ano passado foram um dia exclusive e outros dois abertos ao público geral. A expectativa é que a primeira edição movimente um público maior que a realizada durante o segundo semestre do ano passado onde mais de 5 mil estudantes circularam pelo evento de inverno.
Atrações

A parte artística e a gestão da praça de alimentação e bebidas ficarão sob responsabilidade da Lism. A definição das atrações musicais deve seguir a dinâmica adotada nas edições anteriores.
Calourada na Gare
Em 2025, em março, a Calourada foi realizado ao longo de três dias na Gare e teve uma novidade: pela primeira vez, um dos dias foi exclusivo para estudantes, sem a presença do público em geral. A iniciativa, inédita, garantiu uma noite sem intercorrências. Já quando o evento voltou a ser aberto ao público, foram registradas diversas ocorrências, incluindo pelo menos duas brigas. Já em agosto a novidade veio para ficar e os dois dias de eventos foram restritos à universitários quando não houve ocorrências.
Considerada a maior festa estudantil da região central do Estado, a Calourada reuniu aproximadamente 18 mil pessoas em duas datas ao longo de 2025.